FinançasNotícias

Serasa perdoa DÍVIDAS com mais de 5 anos? Descubra a verdade

O Serasa emitiu um comunicado sobre as dívidas que tenham mais de cinco anos. Entenda se você ainda precisa pagar o débito após esse prazo.

É comum ouvir conselhos do tipo: “ não precisa pagar tal dívida, depois de 5 anos, ela deixa de existir”. Então, muitos brasileiros solicitam empréstimos, ou cartões de crédito com limites altos e deixam de pagar. E assim, ficam com CPF negativado por 5 anos. 

Em outros casos, as famílias simplesmente não têm condições de arcar com as dívidas. De fato, depois de 5 anos, o Serasa não pode mais negativar o CPF do brasileiro. Mas, se engana quem pensa que a dívida deixa de existir. 

Serasa perdoa DÍVIDAS com mais de 5 anos? Descubra a verdade
Descubra como funciona o perdão de dívidas do Serasa – Foto: Jeane de Oliveira

O que realmente acontece com a dívida de mais de 5 anos? Serasa explica

A inadimplência é uma realidade para muitos brasileiros. Com um número recorde de 70,1 milhões de pessoas endividadas no país, muitas dúvidas surgem sobre o que acontece com essas dívidas ao longo do tempo. 

Um dos mitos mais comuns é que uma dívida desaparece após cinco anos sem pagamento. De acordo com o Serasa, o credor não pode mais cobrá-la judicialmente após 5 anos. Além do mais, CPF do brasileiro não pode mais continuar negativado depois do período. Mas, a dívida não deixa de existir. 

O que é prescrição da dívida?

A prescrição é o prazo que o credor tem para cobrar judicialmente uma dívida. Ou seja, cinco anos. Após esse período, ele perde o direito de acionar a justiça para exigir o pagamento.

A dívida continua a existir, e o credor pode continuar a cobrar extrajudicialmente, através de ligações telefônicas, correspondências, entre outros meios. Além disso, os juros e demais encargos continuam a ser acumulados.

Meu nome continua negativado se eu não pagar a dívida de 5 anos?

Não! Os cinco anos também definem o período máximo em que o nome do devedor pode permanecer nos cadastros de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, esse prazo começa a contar a partir da data de vencimento da dívida, não da data da inscrição no cadastro de inadimplentes.

No entanto, o não pagamento da dívida ficará registrado no banco de dados do Banco Central e da instituição financeira. Na prática, o inadimplente pode ter dificuldades em conseguir crédito novamente com a empresa que levou calote. 

Nem todas as dívidas têm o prazo de 5 anos

De acordo com o Serasa, nem todas as dívidas têm o mesmo prazo de prescrição. O Código Civil define prazos específicos para diferentes tipos de dívidas. 

Por exemplo, dívidas de pensão alimentícia prescrevem em dois anos, enquanto dívidas de aluguel prescrevem em três anos. Já as dívidas líquidas contraídas por instrumento público ou particular prescrevem em cinco anos.

Como eu posso consultar as minhas dívidas ?

O brasileiro pode consultar suas dívidas com bancos no Serasa (https://www.serasa.com.br/), de forma totalmente gratuita. Basta fazer o cadastro com o seu CPF. 

Como funciona o score de crédito?

O Score Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e indica as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos 6 meses. 

Quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência para o mercado, portanto maior a probabilidade de obter crédito. A consulta da pontuação pode ser feita no site do Serasa ou SPC. 

Qual é a diferença entre Serasa e SPC?

A principal diferença entre Serasa e SPC reside na origem e no foco de suas informações. O Serasa Experian coleta e disponibiliza dados relacionados a dívidas bancárias, financeiras e cheques protestados, sendo amplamente utilizadas por instituições financeiras para análise de crédito. 

Em contrapartida, o SPC Brasil, vinculado às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), concentra-se em informações sobre inadimplências no comércio, servindo como referência para lojistas na avaliação do crédito de consumidores. 

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo